sexta-feira, 4 de março de 2011

Marighela: O inimigo número 1 da ditadura

Carlos Marighella nasceu em Salvador no dia 5 de dezembro de 1911. Filho de imigrante italiano com uma negra descendente dos haussás, conhecidos pela combatividade nas insurreições contra a escravidão. Ainda jovem despertou para as lutas sociais, ingressando aos 18 anos o curso de Engenharia na Escola Politécnica da Bahia e a militância no Partido Comunista (PCB).

Em 1936 o líder revolucionário abandonou os estudos e mudou-se para São Paulo na tentativa de reorganizar o PCB que havia sido gravemente reprimido durante o levange de 1935. A militância no Partido Comunista durou mais de três décadas, período em que foi, inclusive, eleito deputado federal pela Bahia, tendo colaborado diretamente na elaboração da constituição de 1945. No parlamento, Marighella sempre foi considerado um dos mais aguerridos deputados de todas as bancadas, tendo sempre defendido a classe operária e denunciando as péssimas condições de vida do povo brasileiro.

A luta armada e o combate a ditadura

Na década de 1950, Marighella visitou países como China, União Soviética e Cuba, conhecendo de perto suas experiências revolucionárias vitoriosas. Crescia no líder revolucionário, a crença de que era necessário organizar a resistência dos trabalhadores brasileiros contra a ditadura, pela libertação nacional e o socialismo. Marighella acreditava que só a luta armada, fundada na aliança entre operários e camponeses, seria capaz de derrotar o regime militar instaurado no Brasil em 1964. Por conta dessa posição, divergente da defendida pelo Partido Comunista, Marighella foi expulso do partido em 1967, ano em que funda a Aliança Libertadora Nacional (ALN), e dá início à luta armada contra a ditadura.

O endurecimento do regime militar, com a promulgação do AI-5, em finais de 1968, culminou com uma repressão sem precedentes. Nesse período, Marighella passa a ser apontado como inimigo público número um do governo militar e torna-se alvo de uma caçada que envolveu toda a polícia política do país. Há exatos 40 anos, na noite do dia 4 de novembro de 1969, Carlos Marighella foi brutalmente assassinado, na Alameda Casa Branca, capital paulistana, por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), sob comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury. O martírio de Marighella não o exterminou da memória coletiva, pois um homem não desaparece com sua morte, ao contrário, pode crescer depois dela, engrandecer-se com ela.

Marighella e a República

A contribuição desse nobre baiano para o processo de consolidação da república brasileira é muito grande, haja a vista a sua bravura e coragem em defender os ideais de liberdade, soberania e cidadania. Na mensagem que enviou aos quinze presos políticos libertados em troca do embaixador estadunidense, Marighella afirmou: "O povo brasileiro começou sua caminhada. E avança decidido, ombro a ombro com os povos latino-americanos, com os olhos voltados à revolução cubana, símbolo do triunfo do movimento revolucionário armado”.

As idéias de Marighella não morreram com ele. A produção intelectual do militante comunista, deputado constituinte e fundador da ALN, vai além do Manual do Guerrilheiro Urbano, que marcou os movimentos revolucionários das décadas de sessenta e setenta. Traduzido em várias línguas, Carlos Marighella foi lido na América Latina, Europa e África, chegando até aos países árabes.

Outra iniciativa inspirada nos ideais do líder comunista é a Escola Carlos Marighella, inaugurada em 1973 no município de Sandino, província de Pinar del Rio, Cuba, e que funciona como instituto pré-universitário, desenvolvendo atividades didáticas e trabalho agrícola, é auto-suficiente e fornece alimentação balanceada para estudantes e funcionários.

A vida de Marighella e a sua luta pela soberania da república brasileira é o maior legado que esse grande homem deixou-nos. Seu nome se inscreve hoje, com honra ao lado de tantos outros que lutaram e continuam lutando pela construção de um Brasil mais justo, humano e igual. O exemplo dado por Marighella continua a iluminar a luta libertadora dos brasileiros, que buscam no dia a dia um futuro feliz para a humanidade.

Uma conversa com Luiz Nova...

Essa entrevista foi publicada originalmente no blog de Nuno Gonçalves, mas achei muito interessante e resolvi postar aqui!
Grande Lula!!!

Ainda é possível enxergar poesia na política?

Luiz: a política como a ação humana em busca de equacionar a vida e o devir. Sempre há poesia nas ações dos seres humanos. É verdade que vivemos o tempo do horizonte cotidiano e fragmentado. Tempo da velha política hegemonizada pelo indivíduo liberal, catedral de si mesmo, e carcomida pela desesperança da derrota histórica que marca os projetos coletivos. Por isso, é tempo de pouca realização e muita resistência. Mas a resistência é poesia pura, pois é a capacidade humana de se superar e continuar crendo na construção do horizonte, pós-horizonte visível. É a poesia mais profunda de enxergar na sobrevivência um sentido maior que simplesmente sobreviver. Creio que vivemos um tempo de cinza sobre brasa. A expectativa é de quando o vento da história soprará.
A política sempre foi dominada pela pragmática do poder e continuará sendo, enquanto a lógica da sociedade for a da fragmentação da vida e das possibilidades de sua realização. Só teremos plenitude poética, na política, quando for plena, e não parcial e fragmentada, a lógica de abordagem da vida e da sociedade e a equação do futuro. Talvez possamos dizer, assim como disse Kant sobre a modernidade, que forçosamente vivemos a maioridade do homem, na construção poética do futuro. Aí, o caráter absoluto das emoções tem que ser temperado com a objetividade do construir outro mundo. Veja a diferença entre, de um lado e em outra época, a experiência de Che Guevara, ainda hoje, e creio que permanentemente, um justo símbolo da entrega ao compromisso e desejo de emancipação humana. De outro lado, a forte, bela, prática e objetiva experiência do Movimento Zapatista de Chiapas, no México. A poesia do assalto aos céus de um, transformada na construção cotidiana e determinada do caminho e do caminhar diferenciado no desejo da justiça e libertação. São duas práticas políticas efetivas e determinadas na construção de outro mundo, são poesias da ação política, contextualizadas nos seus diferentes tempos e percepções do momento histórico. Fazer política transformadora nesta quadra histórica demanda, além de todo o compromisso que sempre demandou, conectar o futuro ao cotidiano. Muito mais difícil, mas não menos poético, são só outros versos e outra poesia.

Como funcionam as vísceras da mídia?

Luiz: A mídia é parte integrante e militante ativa do bloco histórico que comanda o projeto “vitorioso” do capitalismo global, fiel agente ideológico da manutenção da sociedade do capital e do mercado como condutor das regulações. A mídia é empresa; a mídia é o lucro; é a mais valia sistêmica extraída da sociedade; a mídia é a expressão maior do fetiche do espetáculo, sistematizado por Guy Debord. Esse fetiche equaciona, para o capital, a irrecusável dimensão pública da mídia, na qual expressa a relação assimétrica da diversidade humana e social. Na mídia, o hegemônico aparece absoluto e o contra-hegemônico, quando surge, é sob a crítica do discurso midiático, conservador, sempre sustentado no moralismo e no senso comum. As vísceras da mídia funcionam a partir do lucro, das artimanhas para mantê-lo e do permanente aprimoramento dos mecanismos de naturalização dos interesses hegemônicos.

Me fale um pouco sobre estes 2 grandes temas: a mulher e o mar.

Luiz: A mulher é a companheira que vai da inexplicável entrega sem reservas à manutenção do mistério de ser única. A mulher é um mar de poesia, uma conquista a ser construída cotidianamente. Um mistério da realização e reprodução da vida. A mulher e o mar são dois mistérios desafiantes e aconchegantes. Como disse Caymmi: “É doce morrer no mar, nas ondas verdes do mar”. É inevitável se entregar aos mistérios de uma mulher e, sob seu dissimulado comando, percorrer o caminho que a paixão indica. A mulher e o mar, o mar e a mulher são mistérios ascendentes, calma e intensidade. Paz e entrega.

Se um extraterrestre lhe perguntasse, o que diabos é a Bahia de todos os santos, o que você responderia?

Luiz: A Bahia é o futuro que não se realizou. É a ambigüidade da convergência entre o passado representado pela Idade Média e o futuro praticado na ampliação dos mercados, início da modernidade. A Bahia é a dualidade presente na formação brasileira, ampliada no forte presença negra na vida urbana de Salvador, maior porto do hemisfério sul, até o século dezessete. A Bahia é a vida comunitária desigual e compartilhada na sociabilidade descomprometida. A Bahia é toda boa possibilidade que persiste irrealizada. Como uma sociedade que, cedo, absorveu a dinâmica do comércio, mas de forma tardia a disciplina automatizante do industrialismo. Não tem o rigor da produção, mas tem o compromisso com o produzir prazerosamente. A Bahia vive, hoje, uma transição menos rica que no passado, posto que está a se integrar definitivamente no padrão globalizado das metrópoles liberais e suas mazelas, empurrando suas especificidades para os guetos do turismo. “Triste Bahia...”, que não aproveitou a condição de esquecida, para consolidar um novo modo de viver e se integra desprotegida reproduzindo de forma pragmática as mazelas das metrópoles. E podia ser diferente?

Para encerrar, 2 outros grandes temas: a morte e o sertão.

Luiz: A morte é o absoluto. É o fim. A certeza mais imprevisível. O sertão é a raiz do tempo, do ser humano. É a resistência da vida e da solidariedade. Por ser rústico, é intenso, afirmativo e profundo.

Jornalismo: uma questão de ética

Cabe ao jornalismo promover a humanização, tornando o homem melhor. Sabe-se que os meios de comunicação não são absolutamente imparciais e inofensivos, cumprindo sempre uma função, seja positiva ou negativa. O debate sobre os limites éticos que devem reger a produção e a transmissão das informações necessita ser atualizado sempre, pois não trata-se de uma preocupação infundada. Outra implicação ética importante refere-se à formação das nossas crianças e jovens. Submetidos à uma programação que destaca apenas o consumismo e a disputa como valores fundamentais para a vida humana, provavelmente não terão a oportunidade de conhecer valores referentes à formação humana e que levam em consideração o compromisso, a solidariedade e os sentimentos ligados ao bem estar do homem.
Nesse processo de discussão da ética no jornalismo, é importante ressaltar a idéia defendida pelo jornalista Claudio Abramo de que a “ética é uma só”. Não existe, então, ética do jornalista, ou mesmo ética do advogado, existe a ética do indivíduo, do cidadão. O jornalista, entretanto, está mais ligado à essa questão por trabalhar diariamente com a transmissão de notícias, em que a verdade deve ser sempre preservada. É papel do jornalista informar a sociedade, pautando-se sempre na responsabilidade, respeitando as diferenças e a diversidade, estimulando a solidariedade, promovendo a cidadania e combatendo toda a forma de sensacionalismo e banalização da violência e do sexo. Fazer a democratização da mídia é pois, o maior desafio ético posto diante do jornalismo brasileiro hoje.