quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Recôncavo: chão para uma nova Diocese

Decorridos trinta anos, um antigo sonho do povo do Recôncavo está prestes a se concretizar, com a ereção da sua Igreja Particular, com sede em Cruz das Almas. Esta reivindicação é de extrema importância, pois a região do Recôncavo Baiano precisa, com urgência, de uma atenção específica e da presença de um Bispo local, já que somos uma micro-região formada por cidades que possuem relevância histórica e de novos núcleos urbanos, constituindo uma organização sócio-espacial com características bem específicas e independentes da capital.
A riqueza cultural, artística, arquitetônica e natural é o maior patrimônio desta porção do povo de Deus que aqui vive e que necessita de um maior acompanhamento pastoral e sistemática ação evangelizadora, sobretudo, aqueles que procuram a Igreja em busca do anúncio, dos sacramentos e da promoção humana, em sua fome de conhecer e de seguir a Jesus Cristo. A ereção da Diocese do Recôncavo trará ainda muitos outros benefícios como: uma Igreja Particular com menor território, que facilitará o planejamento e atuação pastoral, descentralizando a formação e atualização dos agentes pastorais; a valorização da diversidade dos ministérios, carismas e serviços, conforme o Espírito suscita; e a custódia, gestão e conservação do patrimônio cultural da Igreja, considerando que a arte sacra e arquitetura religiosa compõem um patrimônio de valor incalculável na Igreja do Recôncavo.
A ideia da nova Diocese já foi abraçada pelos gestores da região, que se comprometeram em colaborar no processo de estruturação da Igreja Particular do Recôncavo. Para o Mons. Walter Jorge de Andrade, pároco de Santo Amaro, a Igreja não busca, com a constituição da nova Diocese, o seu próprio bem, mas o bem comum e que tal acontecimento beneficiará todo o povo. Aqui no Recôncavo, vive-se com grande propriedade e desenvoltura a presença de Deus no meio do povo, não somente por causa do sincretismo religioso tão presente nessas terras, mas, devido à elevada posição da tradição católica adquirida ao longo do tempo entre o povo singular destes municípios.


Segundo o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto, depois de 30 anos de lutas, a instalação da Diocese do Recôncavo é significativa não só para as comunidades católicas, mas pro povo da região por conta da dinâmica que uma instituição como a diocese promoverá nas nossas cidades. .
A nova Diocese certamente será um grande marco para todo o povo do Recôncavo e contribuirá de forma decisiva para o processo de descentralização das atividades pastorais e a evangelização das pessoas que vivem aqui. A padroeira da Diocese do Recôncavo será Nossa Senhora do Bom Sucesso, titular da cidade de Cruz das Almas, e é justamente a passagem bíblica que dá à Mãe de Deus esse título, que será o lema da Diocese: “Luz para iluminar as nações” (Lc 2, 32).
O povo do Recôncavo tem volume de fé, história e cultura para servir de assento para uma nova Diocese, que venha cuidar melhor e de forma mais próxima do rico patrimônio que possuímos e dos desafios que o futuro nos aponta. A Igreja no século XXI precisa responder aos anseios das novas gerações, com o fervor do novo e os valores recebidos ao longo do tempo. A nova Diocese deve, portanto, ser sinal de cooperação entre o seu pastor e o presbitério a ele confiado, que alimentados pela palavra e pela eucaristia constituem, sob as bênçãos da Virgem do Bom Sucesso, uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente viva e operante a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário